THE BIZ - Escola de Artes

a Primeira Escola de Artes temática do Ceará

A The Biz - Escola de Artes é especializada em desenvolver artistas por meio do Teatro, da Música e da Dança. The Biz traz em seu nome a inspiração na expressão 'show business', muito utilizada no mercado de entretenimento internacional. Inspirada nas escolas de arte de Nova York e Londres, o espaço visa o aperfeiçoamento artístico na formação dos performers. 

O conceito de escola da The Biz traz para o Nordeste uma nova visão na formação de seus alunos, buscando um refinamento plástico e criativo do performer, disponibilizando ao mercado um artista completo e singular. A proposta do espaço é ofertar cursos e workshops ministrados por profissionais da casa, e convidados nacionais e internacionais em um ambiente temático que inspira uma imersão completa no mundo das artes! 

A escola conta com mais de 20 profissionais entre professores, monitores e estagiários atuando nos mais de 15 cursos ofertados. Além dos profissionais que ensinam nos cursos regulares da escola, grandes nomes já ministraram cursos e Workshops como o Diretor Musical Marcelo Castro (Noviça Rebelde, Hair, Despertar da Primavera), Beatriz Lucci (Hebe – O Musical, Bruxas de Eastweek) ,o ator e performer da Broadway Quentin Earl Darrington (Once in this Island, CATS, Lion King, Color Purple), a produtora da Broadway Dreams Foundation Annette Tanner e o performer internacional Maxx Reed (This is it, Spiderman – The Broadway Musical). A escola conta ainda com uma parceria com uma Fonoaudióloga e um Otorrino que realizam um acompanhamento para cuidar e avaliar os alunos para suas performances.

Sob a direção de André Gress, profissional no segmento de Teatro Musical com formação e experiência na área, a escola é única no Ceará filiada ao MTEA (Musical Theatre Educators Aliance) e trabalha na profissionalização de alunos para o mercado profissional, tendo em pouco mais de um ano encaminhado quatro alunos para produções profissionais. As alunas Mayra Veras e Yasmin Lima em "Se meu Apartamento Falasse (Promisses Promisses) nas temporadas do Rio de Janeiro e São Paulo (2017/2018) produzida pela empresa Moeller&Botelho, a Aluna Any Maia de apenas dez anos, selecionada para a produção "A Noviça Rebelde" (The Sound of Music) produzida pelo Atelier de Cultura temporada Rio de Janeiro (2018) e o aluno Jeff Pereira do musical Dona Ivone Lara produzido pela produtora Fato Produções Artísticas temporada Rio de Janeiro (2018).

 

A The Biz é primeira e atualmente, a única escola cearense parceira oficial do grupo MGT. Fundado no ano de 2004, o projeto percorre as principais cidades do país buscando talentos através de seleções e oferecendo treinamentos de passarela, atuação e teatro musical. Em 2018, a The Biz esteve presente no MGT – O Encontro como escola parceira e o diretor André Gress foi convidado para fazer parte da banca ao lado de grandes nomes como a produtora de elenco Marcela Altberg, o diretor Charles Möeller e o produtor Musical do SBT Laércio Ferreira.

 

Ainda sobre grandes parcerias, a The Biz tem o prazer de ter como aliada no processo de crescimento profissional, interpessoal e a fim de desenvolver projetos sustentáveis, a Pós Graduação de cursos da Universidade de Fortaleza tais como Moda, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Arquitetura e Comunicação.

A Universidade Federal do Ceará entra também como parceira através do grupo de pesquisa em Teatro Musical do curso de Música voltada para estudos da voz sob coordenação de Gerardo Viana Jr.

 

A escola também possibilita ao aluno, o espaço para criar e vivenciar o outro lado do fazer teatro, os bastidores. Para isso, oferece duas modalidades abertas para todos os alunos: o Criativo e o Versão, onde o aluno aprende sobre visagismo, conceito artístico e produção. Visitando as áreas do figurinismo, cenografia e aparato técnico, trabalhando nas produções internas e produzindo materiais que servem como portfolio para os próprios alunos. Na área de desenvolvimento de versões de canções, os alunos aplicam e desenvolvem os materiais de espetáculos musicais em inglês que são traduzidos e que serão utilizados em sala de aula, nas produções e posteriormente publicados no site da escola.

 

Como resultado dessas vivências os alunos já montaram e produziram mais de 3 cenários e 4 figurinos para espetáculos montados para escola e grandes eventos. Fruto desse empenho e dedicação a The Biz foi agraciada com o Prêmio Quimeras no ano de 2018 referente ao cenário e figurino do espetáculo “Luminus – O Musical”. 

   

A The Biz é a primeira escola a produzir espetáculos licenciados pela Broadway no Ceara, montando em menos de 1 ano 2 espetáculos: “Godspell – O Musical da Broadway” e “Peixe Grande – O Musical da Broadway”, sendo o primeiro, uma montagem da CIA de Teatro The Biz e a segunda, o show case, resultado do trabalho e processo criativo do ano letivo da escola.

 

VíDEOS

© 2018 por André Gress. Todos os direitos reservados.

  • Facebook Basic Black
  • YouTube Basic Black
  • Instagram Basic Black